Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

A lógica humana versus a animal: uma conversa entre um pássaro e um engenheiro aeronáutico.

Eis que em uma linda manhã de segunda-feira, encontram-se no caminho do trabalho um pássaro e um engenheiro aeronáutico. 

Os dois são detentores dos conhecimentos físicos e psicológicos que podem promover o ato de voar; eles conhecem na teoria e na prática como superar seu próprio peso e soerguer-se no ar; e, sabem, com probidade o que acarretaria um erro no vôo, mas com uma grande ressalva: o pássaro voa por si só e o engenheiro aeronáutico projeta algo que irá voar e, às vezes, testa seu aparelho ele mesmo.

Sr. Pássaro (daqui pra frente, Sr. P.): bom dia nobre humano, tão linda esse dia não? Ideal para alguns vôos rasantes, uma plainada aqui outra ali, e tantas outras peripécias que se pode fazer no ar. A propósito, em que você trabalha?

Sr. Engenheiro Aeronáutico (daqui pra frente, Sr. E.Ar.): Ilustre ser "avuante" eu sou um engenheiro aeronáutico, formado em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo, com enfase em construção de aeronaves e, como fazer máquinas que voam é meu "metieur", então, ao observar o dia e o céu, posso inferir, com 95% de certeza que o dia não é tão bom assim para voar, afinal, existe uma corrente de ar a leste que causaria turbulências indesejadas a qualquer aeronave do mundo e poderia, com 99% de certeza, acarretar um grande acidente aeronáutico.

Sr. P.: Sr. E. Ar. você é muito sagaz em suas observações e eis que tem um pouco de razão, mas do que trata essa sua dita aeronave? Tenho o corpo próprio para voar e não vejo problemas nas correntes de ar, pelo contrário, me aproveito dela e dela garanto menos gasto energético, mantendo-me em vôo durante longo tempo, podendo observar o entorno e identificar objetos que posso utilizar para fazer minhas casas ou então caçar.

Sr. E.Ar.: Como Sr. P., não conhece uma aeronave? A aeronave é um artefato quase divinal, criado pelos homens e que, mesmo mais pesado que o ar, voa. Nela existem, trocentos equipamentos que controlam a temperatura interna, o plano de vôos, a segurança do vôos, os comunicadores, o piloto automático, e, principalmente a asa.

Sr. P.: Ah, asa eu sei o que é, asa eu tenho.

Sr. E.Ar.: Não Sr. P. a asa não é como a sua. A asa é um artefato mecânico destinado à sustentação aerodinâmica e que possui as superfícies de controle tipo: flaps e os ailerons e as aeronaves maiores, possuem slats, spoilers e outras superfícies de controle.

Sr. P.: Mas que danado são esses flaps e ailerons? Além desses Slats, Spoilers, etc e tal. Eles servem para quê? Para mim, asa é asa, tem pena e eu bato com força quando quero iniciar um vôo e abro ou fecho conforme queira aproveitar das correntes de ar para dar rasantes, plainar, etc.

Sr. E.Ar.: primeiro Sr. P. não se inicia um vôo, você decola. Segundo, asas não podem fechar e abrir, elas servem para garantir a estabilidade no vôo e para tanto são permanentemente abertas, as superfícies de controle é que garantem a velocidade aumentar, os rasantes, plainar, etc. O Flap é um dispositivo que serve para aumentar a sustentação da aeronave; Aileron controla a rotação da aeronave; o Slat são dispositivos que idem ao Flap aumentam a sustentação promovida pela asa; e os Spoilers são "atenuadores", "anuladores" ou "inversores" do funcionamento da asa.

Sr. P.: Puxa, tudo isso para voar? Nunca pensei que fosse tão difícil voar. Então é por isso que vocês não voam com correntes a leste. Mas porque eu consigo voar com essas correntes se eu não uso tantos artefatos? Acho que nós pássaros devemos rever nossos conceitos, pois estamos correndo riscos não controláveis. De repente voar com correntes a leste pode ser perigoso e não sabemos. Obrigado Sr. E. Ar. pela aula.

Sr. E.Ar.: De nada Sr. P. e precisando de um auxílio para melhorar a sua performance é só me consultar. Abraços e bom vôo. Cuidado com as correntes a leste, elas podem te derrubar se teu Flap ou Slat não funcionar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário