Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Festas

Faz já quase 14 anos...

Passei minhas festas nos States com amigos.

O Natal foi sensacional com uma família show de bola em Madson e o Réveillon dos sonhos de muitas pessoas, não meu, foi em Nova York, nunca pensei em passar passagem de ano lá e confesso que não é lá esses balaio todo, não fosse a situação teria sido uma viagenzinha fraquinha, mas a situação é memorável e todos os anos relembro com felicidade aquela viagem. Relato aqui ela:

Tudo começou entorno do dia 04 de dezembro de 2000, tratou-se de uma busca implacável por uma passagem em um leilão na internet para passar 7 dias em Nova York. Conseguimos três amigos e eu passagens, ida e volta, de Madson a Nova York, a 50 dólares e estadia em um Hostel a 30 dólares a diárias. Detalhe era que chegaríamos no dia 31 de dezembro às 11h30min no aeroporto e só poderíamos entrar no albergue às 12h00 do dia 01 de janeiro.

Então, apreensivos e emocionados, fomos nós, os amigos e eu, no dia 31 de dezembro de 2000 para o aeroporto e descobrimos que cada um iria em vôos diferentes. Um amigo e eu pegamos um vôo, tipo teco teco, em direção ao aeroporto de Chicago para depois ir para Nova York. Naquele momento entendi que o aeroporto de Chicago é grande doutores... Pense numa carreira que tive que fazer para chegar de um terminal a outro... Aquilo é um colosso de construção!!! Por incrível que pareça encontrei um amigo no meio da correria e ainda batemos um papo... Cearense se encontra em todo canto. Ajustada a conexão, nos encontramos no vôo com destino a Nova York e pimba às 11 horas e 30 minutos, chegamos ao aeroporto JFK em Nova York.

Eis o começo de um Réveillon inesquecível...

Primeiro o ônibus: pegamos o dito com uma vontade danada de que o motorista corresse, afinal queríamos ver a danada da bola cair na Times Square... Ao entrar no ônibus recebemos logo um safanão do motorista, pois não tínhamos trocados, por conta disso o motorista disse para entrarmos, pois não valeria a pena para ele, por conta do tempo, passar um troco grande para nós... Dizia o dito motorista: passa, passa para não enganchar com a gaia...

Ficamos felizes com a economia de dinheiro, mas não sabíamos que teria um impacto em não pagarmos a passagem que foi justo da baldeação entre o ônibus e o metrô. Como não pagamos o ônibus, então não poderíamos fazer a integração e então fomos a fila... Pense numa fila de três pessoas demorada... Parecia que estavam comprando era peixe... Entorno de 5min na fila, então conseguimos as passagens e corremos prontamente para a plataforma e pegamos o primeiro metrô, sem ao menos saber para onde ele iria... O importante era se aproximar da bola... Dentro do metrô eu ouvia italiano, espanhol, francês, menos inglês... pense numa torre de babel na horizontal.

Chegamos a estação de integração e descobrimos que teríamos que passar para outra linha e, mais rápido que coice de bacurim, nós mudamos de condução e mais ou menos 11h55min chegamos na Times Square... Ao sair da estação nos deparamos com uma multidão de gente... Um povo feio, outros bonitos, parecia que tínhamos chegado em um filme de Steven Spilberg. Com aquela quantidade de gente, nós com mochilas nas costas e tal, não nos mechíamos nem com a porra.. Mas enfim conseguimos encontrar uma posição às 11h59min10seg que dava para ver a bola e eis que em 5 segundos ela desce e como de um passe de mágica a multidão vai embora... Creio que às 00h15min do dia 01 de janeiro de 2014 só ficaram naquela posição meus amigos e eu... Deu tempo de tirar umas fotos, mas agora restávamos nós e o frio e fomos nossa labuta à procura de um local para curtir a noitada de mochila e tudo...

Procuramos, procuramos e procuramos... O que nos restava era apenas lanchonetes tipo fast-food... Um dos amigos já estava quase para torar o pé de frio... Paramos em um beco e ele empurrou meia no pé para ver se esquentava... Só conseguiu esquentar quando entramos em um McDonalds 24h, entorno das 03h20min... O canto tava quente e decidimos passar ali um tempo... Algo entorno de umas 5h!!!!

Ei para passar aquele tempinho, no Mc, pedi um "Happiest Mc" ... Pense que cada dentada e mastigada durava algo entorno de 30min... mesmo nesse ritmo, com duas horas já havia comido o hambúrguer e as batatas fritas e estava a base de refil de refrigerantes... Naquelas curtas 5h prazerosas de conforto térmico ouvimos de tudo e o que nos fez repensar a significância da economia brasileira foi um bando de conterrâneos que falava carinhosamente as palavras doces brasileiras: porra já acabou a festa, puta que pariu não tem nenhuma quenga aqui por perto, vai se lascar fi duma égua, o bom é mesmo no Brasil, lá eu já estava mais melado do que espinhaço de pãozim doce... Pense num povo meigo e educado... Ficamos calado, pois aquilo soava como canto gregoriano aos nossos ouvidos.

Chegando às 8h20min os atendentes já se prostravam ao nosso entorno para ver se nos mancávamos e íamos embora, afinal já havíamos comido nossas refeições fazia mais de 3h. Então decidimos procurar o Albergue e descobrimos que era pertinho, uns 40 quarteirões de distância, e que naquele dia o metrô não seria uma boa opção. Dessa feita, decidimos ir à pé... Curtindo a cidade... Passamos por todo tipo de pessoa que possam imaginar... E a neve, negra, parecendo lama, troando, os carros espirrando aquela porqueira em nós, as costas doendo, e os quarteirões passando... Chegamos ao hostel às 11h e aguardamos o horário da entrada para nos prepararmos aos 7 maravilhosos dias de Nova York.

E boas festas a todos... Nos vemos em Fevereiro...