Pesquisar este blog

domingo, 20 de outubro de 2013

Perdendo medo de vôo.

Viajar de avião tira de nós a possibilidade de conhecermos a paisagem e de irmos nos adaptando ao destino. Lembro-me de um amigo que disse sua filha ao viajar de São Paulo a Iguatu em dois momentos distintos tomou um susto, pois na primeira foi em primeiro de seca e na segunda de chuva... No segundo momento chegou ela para o amigo que havia ido pegá-la no aeroporto e disse que ele estava enganando ela... que não estava levando para casa do pai, pois o pai morava em um lugar seco... caso fosse em uma viagem terrestre ela teria curtido a mudança de paisagem e teria constatado, sem muito constrangimento, que o sertão do Ceará tem duas facetas que são opostas e que ambas apresentam belezas particulares. Enfim, tal história me faz lembrar de seu pai quando o conheci:

Tratava-se de um vôo Brasília-Fortaleza da saudosa BRA... Praticamente um pau-de-arara aéreo acessível a todo mundo, inclusive a mim. Entro no vôo e do meu lado senta ele, o Sr. Francisco. Nervoso como estava ele começa a falar destrambelhadamente e me diz a frase que não me fez esquecer o vôo: 

- Meu filho... Eu preferia pegar uma onça pelo rabo do que este vôo, mas minha filha disse que era seguro, então eu vim.

Como não era meu primeiro vôo eu não me abalei, apenas balancei a cabeça positivamente

Ele continuou a falar e eu a escutar, então o avião decola e ele de pronto se agarra com sua valise de mão. Me olha e repete:

- Eu preferia pegar uma onça pelo rabo do que este vôo, mas minha filha disse que era seguro, então eu vim.

A aeromoça anuncia o momento da refeição todos abaixam as bandejas de frente da poltrona e ele continua agarrado com a valise. A atendente entrega a todos as refeições, mas ele, sem baixar a bandeja e agarrado com a valise, ficou sem refeição... No meio da parada ele chama a aeromoça e pergunta:

- Minha filha... Você tem raiva de mim?

Ela pergunta: porque?

Ele diz: você entregou comida para todos os outros de graça e para mim, nada...

Ela o explica que como ele não havia baixado a bandeja, então não poderia receber a refeição e ele de pronto baixa a mesinha e diz: 

- Pronto dra. pode trazer a comida. 

Ela trouxe e ele devorou aquilo e pediu para repetir, comeu como um frade. Logo em seguida teve um baque, pois o avião entrou em processo de turbulência... Naquele chacoalhar ele repete a frase:

- Eu preferia pegar uma onça pelo rabo do que este vôo... Se eu soubesse que ia ser assim eu não teria comido. Pense na buraqueira aqui no céu?

Finalizado a turbulência, ele decidi ir ao banheiro... E ao entrar no banheiro, escuto o barulho de emergência o que deixa todos em pânico. Ele chega do meu lado e diz:

-Meu filho... esse negócio de avião é complicado, apertei um botão naquele banheiro e apareceu um barulho que parecia uma panela de pressão com feijão, aperto outro botão saia uma água não sei de onde, então encontro uma luzinha vermelha e penso: este deve ser o interruptor, aperto e a aeromoça me chega perguntando se eu estava passando bem e eu digo: bem? eu estou ótimo agora este banheiro parece que não quer me deixar mijar... Agora não consigo mais fazer nada naquele banheiro...

Depois de um momento ele grita em voz alta:

- Arriégua, fudeu... Fudeu... Vamos morrer tudo...

Já estávamos em um vôo tenso, pois o avião era suspeito e o susto da turbulência com o alarme de emergência do banheiro havia deixado todos apreensivos.

Eu então olho aquilo e digo: calma Sr. Está tudo ok... E eis que o avião começa a chacoalhar e ele repete...

- Arriégua, fudeu... Fudeu... Vamos morrer tudo...

Eu novamente peço calma e ele aponta, dizendo: olha como está aquela égua?

A aeromoça estava naquela posição que ela recomenda a todos nós no vôo... Cabeça baixa entre as pernas.

Eu olho e penso cá comigo...

- Eu preferia pegar uma onça pelo rabo do que este vôo.

A turbulência passa e o comandante anuncia o pouso... Nos acalmamos e eis que meu companheiro de vôo diz:

- Rapaz, esse negócio de vôo até que é bom. Na próxima vez eu venho de avião de novo.

Até hoje me lembro da onça quando estou em vôo, afinal é nessas horas que temos certeza que temos muito a viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário