Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2021

O sabor das coisas.

 Na manhã de domingo me levanto para fazer bruaca cearense.

Duas xícaras de farinha de trigo, duas xícaras de leite, duas colheres de açúcar e bato no liquidificador, depois, frito porções do tamanho de um descanso de copo em uma frigideira untada com manteiga ou margarina.

Nada de especial, mas os filhos adoram.

Pus-me a refletir: mas, por quê?

Eis a conclusão:

Não é o material que cria o sabor, obviamente há uma diferença entre o tipo de açúcar; ou a farinha de trigo; se coloco leite in natura em pó ou outro... Enfim, faz alguma diferença.
Mas o que importa mesmo fui encontrar nas minhas lembranças.
Lembrei da Tia Miúda e de sua bruaca de farinha de milho. I-nes-que-cí-vel!
Lembrei da bruaca da Tia Nedina com a adição de ovo e um ponto ideal.
Lembrei da panqueca (Será!) da Dona Livina, ah que “crocância”.
Lembrei da Tia Deni e o sabor doce do quitute, quase um mel e que derretia na boca nas primeiras dentadas.
Lembrei da cozinha da minha mãe, o cheiro, a saliva na minha boca, o aroma de café...
Que lembranças!

Notem, muitas mulheres e dentro delas um amor no fazer, no tratar, no lidar, no preparar a refeição, simples e sem muitos "nutrientes".

E o sabor, ah o sabor, este não é compreensível, porque não é o dos ingredientes, mas o do memorável momento de comunhão, fraternidade, amor e felicidade. A certeza de estar "embraçado", protegido e por fim, ao saciar o material, cheio de tudo que é bom não apenas de alimento do corpo, mas de alimento da alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário