Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2015

Conversa entre trabalhadores - Parte 3 - No Sertão do Ceará!!!!

No inverno de 2015, chove mas não pega água na terra doutores... Andei por ai e constatei isso...Nem todo sertão é igual: uns tem muita água, outros tem pouca, uns prosperidade, outros tem sequidão... Enfim, andando pelo sertão do Ceará, conversei com alguns sertanejos e eis uma das conversas abaixo:
Oi dr. a ferrovia volta?

Eu respondo: não sei, não depende de mim, mas de repente?

O sertanejo continua:

- Era bons tempos os da ferrovia, quando faltava água vinham trens cheios de milho, feijão e até água. Tinha movimento na cidade!!! Agora, quando tem seca, não tem trem e a cidade fica deserta, na época do trem, pelo menos eles tinham a obrigação de passar por aqui, agora, com a seca e sem o trem, os caminhões e até os ônibus desviam desse caminho.

Eu digo que a modernidade é essa e que existirão dias melhores.

O Sr. me responde assim:

- Dr., nesse inverno chove, mas não acumula água... Nós dormimos até se acordar ou acordamos sozinho para não ver o pior. Triste fim dessa cidade... Agora não tem mais nada, só nos resta esperar o dia de amanhã... De repente, o presidente Juscelino vem por aqui esse ano... Sei lá Dr... Só sei que todo dia é a mesma coisa e não muda nada...

Eu pergunto:

- Muda sim dr... Veja ai as manifestações do povo na rua, etc e tal.

Então ele finaliza dizendo:

- Que manifestações? Aqui não tem disso não, tenho 70 anos e nunca vi um jornal vir aqui. Não sei nem se somos no Brasil ou na Africa... Só sei que de dois em dois anos vem um povo aqui pedir para agente ir à escola rural, apertar uns botões para um fulano que traz umas camisas com a foto dele que duram exatamente dois anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário