Pesquisar este blog

domingo, 21 de julho de 2013

O Projeto.

Vi uma postagem em uma rede social que comparava um pastel a uma planta baixa de uma casa e dizia que o pastel se fazia em cinco minutos a planta baixa não. Acho que poucas pessoas entendem o que tem isso haver com a realidade, mas para facilitar a compreensão relato aqui um episódio que me dá orgulho desse nosso jeitinho brazuca de ser.

Um amigo meu trabalhou seis meses desenvolvendo um projeto de alguns milhões e após este período considerou ele acabado, pois existiam pressões de todas as partes para que o projeto fosse apresentado ao chefe e depois inaugurado. Para conseguir a façanha, ele elevou ao cubo tudo que aprenderá na faculdade. Pense em um cara produtivo, se o mundo fosse feito de mais senhores com este potencial, estaríamos no auge da civilização.

Enfim, finalizado sua parte, o projeto estava prontíssimo para iniciar a execução. Infelizmente, os senhores que exerciam a pressão tinham esquecidos de combinar com a realidade, pois o que estava no papel não passava de uma proposta a la mágico de oz, repousado em hipóteses falsas e premissas frágeis. Aos olhos do mais leigo dos meninos de dez anos, não passava de uma casa ou um prédio Banco do Imobiliário Junior localizado na Vieira Souto.

O resultado foi seis meses de projeto para dez anos de realização física do projeto, com diferença entre o orçado e o executado de 300% e o inaugurado totalmente diferente do proposto inicialmente.


Ora, então sejamos justos, projetar pra quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário