Pesquisar este blog

domingo, 7 de julho de 2013

Ideias geniais.

Tenho muitos anos de vida e, infelizmente, ou pior, frustramtemente, nunca tive uma ideia genial. Confesso que isso me perturba, mas já consigo conviver com minhas limitações. Mas não significa que não me considere inteligente, pelo contrário, acho que tenho conhecimento e distinção suficiente para verificar a genialidade em uma inovação e inclusive, desenvolver ciência, mesmo que não seja uma teoria da relatividade da vida.

Enfim, não sou um bucéfalo inoperante, mas sou consciente dos meus limites e creio que  que os outros também tivessem, pois caso contrário, as pessoas se julgam geniais e próprias para propor a mudanças no mundo que se acreditada por idiotas que tem poder, de repente vingam e esculhambam tudo. Infelizmente, já vi acontecer caso parecido algumas vezes, uma delas aconteceu faz uns 2 anos. Eu e um amigo estávamos em reunião de trabalho e discutíamos uma nova estrutura laboral. Eis que o meu amigo me relatou da ideia “genial” do seu superior. Parei e refleti um pouco e cheguei a conclusão que a ideia não era genial, mas tinha seu valor. Para ser genial deveria ser refinada, tal como vários tratados no mundo que são fruto do trabalho não de um sopro divino (O Principia de Newton foi publicado quando Newton tinha mais de quarenta anos e foi fruto de anos de reflexão). Eu acho que o processo da genialidade é aflorado como esforço e o que sei é que o chefe dele não tinha este esforço e era um puta oportunista e um ótimo vendedor. Enfim, expliquei meu ponto de vista ao meu amigo e ele insistiu em me justificar a genialidade da coisa e que seria a melhor coisa do mundo. Irritei-me e falei o seguinte para ele:

Dr. eu todo dia de manhã acordo com uma ideia genial, depois que cago metade dela vai embora, ao passar o papel na bunda, vai quase o resto todo, sobrando algo que não é na bunda, mas que passo o dia todo ruminando para saber se tem razão e ai chego a conclusão que é uma coisa boa, mas não genial.

Ele olhou para mim e insistiu em dizer que a ideia era magnânima...

Então apelei geral e disse: pois façamos o seguinte: você pega seu salário e aplica na ideia do cara... Beleza?

Eis que ele me responde: Não... Meu salário não...


Enfim, a ideia é boa para quem? Que convicção do meu amigo em?

Nenhum comentário:

Postar um comentário